Notícias

SIMMME-BG completa 45 anos trabalhando para fortalecer o setor metalmecânico e de material elétrico da região

Quarta-Feira, 01 de setembro de 2021

Um dos mais consolidados sindicatos patronais da região, a entidade celebrou seu 45º aniversário de trabalho pelo desenvolvimento do setor no dia 1º de setembro

Com base territorial de abrangência nas cidades de Bento Gonçalves, Monte Belo do Sul, Pinto Bandeira e Santa Tereza, para mais de 350 empresas na região, o Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Bento Gonçalves - SIMMME-BG completou na quarta-feira (01) seu 45º aniversário.

Pioneiro no setor metalmecânico, fundado no ano de 1976 sob a gestão do empresário Emyr Farina (Gestão 1976-1989), o sindicato sempre foi representado por importantes nomes do empreendedorismo da região: Ayrton Luiz Giovannini (1989-1995), Darwin Geremia – In Memorian (1995-1998), Ivanir Foresti (1998-2001), Carlos Bertuol (2001-2004) e Vanius De Bacco (2004-2007). Desde 2007, a entidade é presidida por Juarez José Piva, Diretor Executivo da Piva Utilidades e Diretor da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (FIERGS).

Nossa Fundação

No dia 1° de setembro, o Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Bento Gonçalves – SIMMME comemora 45 anos de fundação. Mas, na verdade, sua história começou a ser traçada em 07/01/1974, quando foi fundada a Associação Profissional das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Bento Gonçalves. Cumprindo a legislação vigente na época, dois anos depois, em 28/07/1976, foi encaminhada ao Ministério do Trabalho, a documentação para o reconhecimento da Associação como entidade sindical.

A transformação aconteceu no dia 1° de setembro daquele mesmo ano, quando através da “Carta Sindical”, o então ministro Arnaldo Prieto, atestava o reconhecimento do Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Bento Gonçalves – SIMMME. A partir daí o SIMMME passou a defender de forma obstinada os interesses do setor.

O reconhecimento da categoria é voltado, principalmente, ao empresário Emyr Farina, que se dedicou de forma ímpar à formação da entidade associativa e, posteriormente, ao Sindicato.

A entidade hoje

Ao longo destes 45 anos a entidade já enfrentou greves e outros conflitos trabalhistas, passou por inflações, crises, planos econômicos, recessões e mais recentemente pela pandemia da Covid-19, mas mesmo assim, o setor soube suportar todas estas adversidades, manifestando-se através do sindicato patronal, perante as autoridades constituídas em defesa dos interesses da categoria econômica.

Atualmente, o setor metalmecânico e de material elétrico é composto por aproximadamente 350 empresas, sendo o segundo setor mais representativo na hierarquia socioeconômica de Bento Gonçalves, com 18,5% de participação, segundo dados do panorama socioeconômico.

“Estes números comprovam a importância do setor, de continuarmos unidos, prestigiando a entidade e tê-la como um norte, em defesa da categoria, de reinvindicações naquilo que entendemos ser do interesse do setor pelo que representa dentro do contexto econômico e político do município”, destaca Juarez José Piva, atual presidente.

Piva salienta também a presença do sindicato no dia a dia de seus associados. “Nossa história é o resultado do esforço e dedicação de cada associado e de cada gestão em prol do desenvolvimento das empresas do nosso sindicato. Durante estas mais de 4 décadas de serviço às empresas do setor metalmecânicos e material elétrico, além das negociações em defesa do nosso setor junto a órgãos públicos e instituições, depositamos nosso esforço em promoção de qualificação, inovação e novas tecnologias a todos os nossos associados”.

Além dos trabalhos citados por Piva, o SIMMME também oferece a seus associados, assessoria jurídica e trabalhista através de escritório de advocacia; apoio a feiras e missões comerciais; comissão permanente de negociação coletiva para analisar e orientar os associados nas relações Capital X Trabalho e uma sede com amplo espaço físico para a realização de palestras, cursos e workshops.

“Muito se tem feito e vamos continuar com esta trajetória em defesa dos interesses do setor, da aproximação com o sindicato profissional para a solução de conflitos trabalhistas, e na prestação de serviços e assistência a nossos associados”, finaliza Piva.

Galeria dos Ex-Presidentes

Emyr Farina – Gestão 1976-1989

Idealizador da entidade e primeiro presidente. Atuou na defesa dos interesses da indústria e negociações de convenções coletivas com o sindicato dos trabalhadores. É dele a frase que norteia a entidade: “O capital e trabalho devem caminhar lado a lado movidos pelo mesmo entusiasmo e por igual fé”.

Ayrton Luiz Giovannini – Gestão 1989-1995

Aumentou a representatividade da entidade projetando-a a nível estadual, com realização de cursos e semanários de qualificação para as empresas. Além de adquirir a primeira sede da entidade.

Darwin Geremia (in memorian) – Gestão 1995-1998

Com foco na mão de obra qualificada, construiu o prédio da mecânica do SENAI e doou à instituição dois tornos CNC. Pioneiro no incentivo da vacina da gripe aos funcionários.

Ivanir Foresti – Gestão 1998-2001

Com foco na educação, trouxe para Bento Gonçalves, através da UCS, os cursos de Engenharia. Instituiu o prêmio Mérito Industrial à uma indústria e ao empresário que tenha se destacado em sua gestão.

Carlos Bertuol – Gestão 2001-2004

Desenvolveu ações internas junto a entidades e autoridades em busca de interesse do setor. Iniciou estudos e reunião para implementação do Planejamento Estratégico da entidade para um período inicial de cinco anos. Auxiliou financeiramente o CIC na aquisição do terreno junto ao Parque de Eventos para a construção de sede própria. Sua gestão foi marcada pela atualização do estatuto da entidade e a inclusão dos municípios que hoje formam a base territorial do sindicato.

Vanius De Bacco – Gestão 2004-2007

Sua gestão foi marcada pelos direcionamentos a longo prazo da entidade, através do estudo e formulação do planejamento estratégico do sindicato.

Gestão atual

Juarez José Piva – Gestão 2007-2022

Em suas gestões foram desenvolvidas várias ações como visitas técnicas, participações em feiras, cursos, destacando a especialização em PDD/PAEX com a Fundação Dom Cabral; parcerias com o SESI e SENAI, e em conjunto com o STIMMME, a escola CEPROMEC com cursos profissionalizantes para treinamento de mão de obra qualificada para o setor, onde foram treinados mais de 2.100 alunos, com avaliações que superaram os 90% de aproveitamento; palestras, destacando a parceria com o APL Metalmecânico e Automotivo da Serra Gaúcha e Trino Polo, que resultaram em impactantes temas sobre os avanços da indústria 4.0, gestão e outros.

Também promoveu a aquisição do terreno e a construção da atual sede, com área de 1.700 m², localizada na Alameda Fenavinho. E ações em defesa do setor na área política, em manifestações, junto a Assembleia Legislativa, de interesses do setor como a extinção do SMR, entre outras matérias e, recentemente, junto a Ministros, na redução da alíquota de importação do aço e com Senadores e Deputados Federais buscando apoio a Reforma Tributária.